segunda-feira, 27 de maio de 2013

Oficinas de criação com papéis diversificados

Muitas pessoas, em todo o planeta, atualmente falam um bocado sobre a importância de se cuidar do ambiente e que uma das maneiras de se praticar esse cuidado seria através da reciclagem de materiais.

Todavia, a maioria dessas pessoas ainda prefere não consumir coisas recicladas se puder evitar, principalmente na América Latina, lugar no qual inúmeras vezes pudemos observar essa contradição.
Isso traz inúmeras dificuldades para o mais variados empreendedores que estão fazendo da reciclagem o próprio ganha pão, muitos dos quais em arte decorativa e arte utilitária, muito desse trabalho é de grande beleza e sofisticação, a Europa e a América do Norte produzem e consomem muito essa idéia de reciclagem, já há muito tempo.



Praticamente insubstituível



Como uma das maiores invenções humana, o papel tem uma enorme versatilidade, em matéria de construção de artefactos diversificados praticamente não existe nenhum que não possa ser construido com papel (inúmeras vezes também com papelão, ou com ambos). Podemos dobrá-lo em inúmeras dobraduras interessantes como as derivadas do origami, modernamente, há também o kirigami, colagens diversificadas e inúmeras formas podem ser cortadas (coladas ou não), podendo ser amassado em vários níveis para formar texturas variadas e muitas vezes inovadoras, como se pode atentar, o papel é múltiplo.
 
Papel para fazer mais papel

Pois é, fazer papel com restos de papel, criando novas possibilidades, todavia, reciclar papel para fazer mais papel não é a única maneira de inovar o próprio papel.

Quando se recicla papel em um trabalho artístico, temos a possibilidade de criar algo super sofisticado, rústico, único, a clientela para esse tipo de habilidade criativa  e artísticas é enorme, um nicho que ainda não foi nem 2% explorado, todavia, a maioria dos artistas artesãos que estão adentrando por essa via de mão única estão satisfeitos, felizes, e encontrando inúmeras pessoas que valorizam o trabalho artesanal sofisticado, rústico, único e exclusivo.




Colagem I - uma das maneiras mais legais de se trabalhar com papel é apartir da sobreposição de formas sobre uma superfície lisa, mesmo que com conteúdo já impresso, algumas coisas interessantes podem ser visualizadas aqui;
Colagem II - o papel colado sobre uma superficie de papel pode produzir surpresas bem legais, dessa maneira pode ser criado um papel super especial, sofisticado e bem diferenciado, mas isso ainda não acaba aqui.

Texturas - as texturas podem ser criadas usando apenas tintas, colando material diversificado sobre a superfície do papel ou sob o próprio papel (por baixo dele) para fazer um alto relevo diferente;

Texturas I -  outra maneira de se usar o papel é amassando leve ou fortemente(mas também pode ser usado tecido sobre o papel), para criar enrugados diferenciados, além disso, pequenas dobras em angulações diferenciadas também ajudam, use a sua criatividade para criar, esse tipo de texturização pode ser usado em consórcio com as colagens.

Texturas II - fios e linhas são também uma boa idéia para a criação de efeitos visuais, neste caso, sobre o papel, todavia todas as idéias aqui postadas contemplam a maioria dos outros tipos de materiais, tais como, por exemplo, o MDF.

  clique


Impressão

O papel derivado das colagens anteriores poderá ser fotografado e poderá servir como um trabalho produzido para ser impresso, essa impressão do próprio trabalho poderá ornamentar camisetas, toalhas, lençóis, pratos, canecas, ou seja, muita e muita coisa, é como uma multiplicação do próprio trabalho artesanal.


Belos exemplos da multiplicação do próprio trabalho do artesão Claudio Fernandes que é exposto na feira MagiArte - Arte Floripa (esta feira funciona às 3as. feiras e aos sábados na Praça XV, próximo à Figueira, e aos domingos ela acontece na Beiramar, próximo ao Habib´s).
Usando a Internet para produzir a própria arte

Na Internet, sob um endereço web, existem inúmeras páginas postadas por pessoas comuns, sozinhas ou em grupos, muitos desses grupos trabalham como um coletivo e, por isso mesmo, produzem as próprias publicações em revistas especializadas, a imensa maioria está em inglês mas ensinam em aulas passo-a-passo vários tutoriais, também é possivel baixar conteúdo gratuitos em pdf e as próprias imagens que são visualizadas. Um dos melhores sites existentes na Internet e, na verdade, uma rede com praticamente tudo o que um artesão (iniciante ou não) precisa ver para iniciar um trabalho de estudo e de apresentação, caso esteja interessado em conhecer, clique aqui.
Conclusão

Como se pode verificar, o papel se presta a uma infinidade de usos, aproveitar a facilidade tanto de encontrar papel gratuito para trabalhar, ou retrabalhar, quanto a decisão de seguir esse caminho para produzir e empreender o próprio trabalho, as próprias idéias, é uma solução única e feliz para todo aquele que acredita em desenvolver a própria capacidade criativa e apenas dela tirar a própria autossustentabilidade e felicidade, o ganho financeiro (lucro monetário) será uma consequência natural dessa atitude positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário